O jornalista Paulo Galvez, meu amigo desde os tempos de estudante em Goiânia, fez uma apresentação do Canção, estética e política: ensaios legionários. Ele foi o primriro a ler o trabalho todo (ou "quase" completo).
Ensaios Legionários: tudo o que Renato Russo queria dizer
Por Paulo Galvez
Os anos se passaram, hoje vivo em Curitiba e entendo cada vez menos as coisas, o Marcos vive no Rio de Janeiro onde estuda e trabalha, e o ócio criativo ficou para trás. Não sei ele, mas eu já nem acreditava mais na publicação da obra - que tece uma teia filosófica para explicar a obra da Legião - devido ao complicado mercado editorial brasileiro. Portanto, foi com surpresa que recebi a notícia do lançamento, pelo Mercado das Letras, meses atrás.
Semana passada recebi pessoalmente meu exemplar, feliz com a conclusão de um belo trabalho sobre o qual tanto conversamos e pelo privilégio de conhecer de perto o que está ali: "É praticamente o mesmo texto", confirma o autor. O que não dispensa uma nova leitura assim que o escasso tempo permitir.
Se você é fã do rock nacional dos anos 1980, os melhores, e quer saber de onde vinha a criatividade de Renato Russo, além de compreender as ideias sugeridas na bela obra da banda, é uma leitura imperdível.
Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários pode ser solicitado diretamente no site da editora ou em livrarias virtuais: mais informações aqui.